quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

OBSESSÃO PELA SAÚDE, PROMETE PREFEITO DE POA

ZERO HORA 02 de janeiro de 2013 | N° 17300

FORTUNATI PROMETE - “Obsessão pela saúde”

Prefeito reeleito da Capital também tem as obras da Copa e o transporte público como prioridades


Os três meses de preparação se encerraram ontem. Eleitos em outubro, os novos prefeitos e vereadores tomaram posse em cerimônias realizadas em todo o país. Nos 497 municípios gaúchos, nem todos são novidade. Cerca de 30% dos prefeitos gaúchos foram reeleitos e chegam ao segundo mandato.

Agora, eles e os novatos têm quatro anos para cumprir as promessas de campanha. A julgar pelos primeiros discursos, a saúde dominará as reuniões nos gabinetes.

Em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Santa Maria, por exemplo, os prefeitos citaram melhorias no setor como prioridade.

Nas próximas páginas, confira as posses e os primeiros anúncios dos prefeitos dos maiores colégios eleitorais do Estado e das maiores cidades do país.

Ao tomar posse no fim da tarde de ontem, em Porto Alegre, o prefeito reeleito José Fortunati (PDT) assumiu o compromisso de acabar com as filas nos postos de atendimento da Capital.

Disposto a “elevar o conceito do SUS” na maior cidade do Rio Grande do Sul, Fortunati prometeu fazer da saúde pública uma “obsessão” em seu governo.

Mais de uma centena de pessoas se espremeram no salão nobre do Paço para ouvi-lo falar. Ao lado da mulher, Regina Becker, e do vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB), fez um balanço de seu trabalho e reconheceu que ainda há muito o que fazer. Os desafios começam pelas obras da Copa e pelos planos de modernização urbana. Citou o metrô, a revitalização da orla do Guaíba, as ciclovias e os BRTs. Prometeu concluir cada um dos projetos e disse que está preparado para ser cobrado por isso.

Mas deixou claro que a maior de todas as preocupações é mesmo a saúde – não por acaso, o ponto mais criticado por seus adversários nas últimas eleições. Fortunati quer acabar com um dos problemas que mais atormentam a população de baixa renda:

– Não descansaremos enquanto não terminarmos com as filas.

Rodeado por duas dezenas de jornalistas, foi ainda mais enfático ao falar sobre seus planos para a área.

– Aperfeiçoar a saúde pública é uma obsessão. Será nossa prioridade absoluta. Não vamos sossegar enquanto não resolvermos isso – garantiu.

Observado pelos 35 integrantes do primeiro escalão – que serão obrigados a cumprir metas, como se fossem funcionários de uma empresa privada –, o prefeito disse que os porto-alegrenses têm razão em querer mais da administração pública. E fez uma última promessa:

– Vamos trabalhar muito para não decepcionar ninguém.

Se depender do tamanho da base do pedetista na Câmara, apoio não faltará. De 36 vereadores, Fortunati deve ter amparo de 27.


Nenhum comentário:

Postar um comentário