sábado, 12 de julho de 2014

A COPA DA SAÚDE E DA DOENÇA


ZERO HORA 12 de julho de 2014 | N° 17857. ARTIGOS

 Flavio José Kanter*


Cabe uma analogia com a nossa saúde. Informações veiculadas a respeito de saúde e das possibilidades de adoecer nos fazem sentir inseguros e ameaçados. Vejo isso em muitas consultas. O que acontece em geral é que a saúde e a vida acontecem, como a Copa. Cada um vive a vida das vidas, do jeito que pode...

O que fazer para ter vida saudável e longa? A morte é inevitável. Uma meta boa é viver bastante e feliz, morrer com dignidade, sem sofrer.

Quando recebo pessoas em consulta pedindo para fazer todos os exames, ou outras que chegam com volumosos conjuntos de testes já feitos, lamento o desperdício e falsas ilusões que criamos. Muitas irradiações para obter imagens, prescrições de substâncias e suplementos de eficácia duvidosa e com riscos, são feitos na ânsia de fugir das doenças. Alguns acreditam que é assim para ter saúde, que sem isso podem perder a chance de ter vida longa e de qualidade. Será?

Do que precisamos para ter saúde? Viver uma vida emocional satisfatória, harmônica e respeitosa consigo mesmo, na família, no trabalho, no lazer. Atividade física é indispensável, somos feitos para o movimento. A boa preparação passa por alimentação saudável em equilíbrio com o consumo, hidratação, álcool moderado, não fumar, repouso. A consulta periódica busca identificar fatores de risco e remover os possíveis, identificados em cada indivíduo na fase de vida em que se encontra, com suas peculiaridades únicas. Quando há sintomas, sinais, alterações, doença, aí é o momento de usar todos os recursos diagnósticos e terapêuticos aplicáveis a cada situação.

Como a Copa, que foi mais que satisfatória, a vida pode ser bem vivida com menos exames, remédios e restrições do que pensamos muitas vezes.

Que tal deixar de fugir da doença e perseguir a saúde? Ela pode ser encontrada nos bons hábitos de vida.

*MÉDICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário