sábado, 9 de agosto de 2014

POR ATRASO NA RENOVAÇÃO, HOSPITAIS DO RS NÃO RECEBEM VERBAS DO SUS

Do G1 RS 06/08/2014 23h26

Mais de 70 hospitais do RS não recebem verbas do SUS há 2 meses. Problema é causado por atraso na renovação dos contratos com Estado. Secretaria da Saúde diz que até o final do mês contratos serão assinados.




Mais de 70 hospitais filantrópicos do Rio Grande do Sul não recebem recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) há pelo menos dois meses. O problema ocorre em função do atraso na renovação dos contratos entre os hospitais e a Secretaria Estadual da Saúde, como mostra a reportagem do RSB Notícias (veja o vídeo).

O único hospital de Condor, no Noroeste do estado, não tem dinheiro para pagar funcionários e fornecedores. O contrato que permite o repasse de recursos do SUS venceu em junho e ainda não foi renovado. A saída encontrada pela instituição foi procurar um banco para pedir empréstimo. “R$ 30 mil neste primeiro momento. Mas agora, nesta segunda fase, certamente temos que buscar mais recursos na rede bancária”, diz o prefeito José Francisco Candido (PP).

A verba do SUS é repassada pelo governo federal às secretarias estaduais de saúde. São os contratos entre o governo do Estado e os hospitais que estão enfrentando atrasos nas renovações.

Em todo o estado, cerca 70 hospitais ainda aguardam a assinatura do contrato para depois receber os valores que estão atrasados. O número representa cerca de 28% dos 245 hospitais que atendem pelo SUS. A Secretária Estadual de Saúde garante que até o fim deste mês todos os contratos que já estão vencidos devem ser renovados.

De acordo com a secretária Sandra Fagundes, o atraso ocorreu por conta dos ajustes que precisaram ser feitos nos documentos. “Foi por problemas operacionais. Nós estamos resolvendo e, a partir do contrato, passam a receber em dia, e o que há de atrasado nos estamos refazendo os cálculos e eles serão ressarcidos. Hoje eu posso garantir que nós temos em torno de 70% dos contratos assinados”, afirma a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário