terça-feira, 8 de julho de 2014

EMERGÊNCIA COM O TRIPLO DA CAPACIDADE


ZERO HORA 07/07/2014 | 22h53

Emergência do Hospital de Clínicas atende quase o triplo da capacidade. Apenas casos de extrema gravidade estão sendo atendidos. Administração do HCPA pede à população que busque outros hospitais de Porto Alegre

por Carlos Ismael Moreira, 



A emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) alcançou um nível alarmante na noite desta segunda-feira. O estabelecimento está atendendo quase o triplo da capacidade de pacientes. De acordo com comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do hospital, às 20h30min desta segunda-feira, estavam em atendimento 164 pacientes, entre adultos e crianças, em um ambiente com capacidadde projetada para 58 (49 leitos para adultos e 9 pediátricos).

O comunidado traz ainda um apelo da Administração do HCPA à população para que, "diante desta situação delicada", se evite procurar a Emergência. "Apenas casos de risco de morte estão sendo atendidos, e ainda asim sem as condições ideais de acomodação para os doentes", dizia a nota.

De acordo com o chefe do setor de emergência do HCPA, Ricardo Kuchenbecker, a superlotação está relacionada com o aumento da incidência de doenças respiratórias durante o inverno, somadas aos demais casos de emergência.

— A sequência de vários dias de frio causam um impacto grande nas crianças. De maio a setembro, é o período que chamamos de estação das bronqueolites, em que diferentes tipos de vírus respiratórios se beneficiam do clima úmido. As crianças de até dois anos, com sistema imunológico em formação, tem maior pré-disposição a desenvolver inflamações nos bronquios. Adultos com problemas respiratórios ficam mais expostos também.

Segundo Kuchenbecker, durante todo o ano de 2013 a média de atendimento na emergência do HCPA ficou entre 115 e 118 pacientes:

— Essa situação atual é muito fora da curva. Por isso, pedimos que, pelo menos nas próximas 24 ou 48 horas, até que consigamos voltar a operação normal, o ideal é que as pessoas procurem o Clínicas apenas em casos de extrema gravidade — reforçou.

Às segundas-feiras, a escala da emergência do hospital conta com seis plantonistas clínicos, um cirurgião, quatro enfermeiros e entre 12 e 14 técnicos em enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário