Delegado: 'Hospital das Clínicas de Belford Roxo é festival dos horrores' - O GLOBO, 10/09/2010.
Rio - Antônio Silvino Teixeira, delegado adjunto da 54ª DP (Belford Roxo) afirmou, nesta sexta-feira que o Hospital das Clínicas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, era um verdadeiro 'festival dos horrores'. Até o momento, 20 mulheres procuraram a polícia para denunciar falsos médicos que atuavam na unidade - um ex-estudante de medicina foi preso, acusado de homicídio doloso e exercício ilegal da profissão.
Em um dos casos considerados mais graves, ocorrido em agosto deste ano,quando um suposto falso médico, de origem colombiana, realizou uma cirurgia de ligadura de trompas sem anestesia.
"A anestesia não pegou e ele cortou ela mesmo assim. Tem casos de morte, criança com paralisia cerebral, é um festival de horrores”, disse Teixeira.
Na quinta-feira, a Prefeitura de Belford Roxo informou que iniciou um processo de auditoria no Hospital das Clínicas, onde a Polícia Civil prendeu o estudante Silvino da Silva Magalhães, de 40 anos, que vinha atuando como ginecologista e obstetra, no dia 5 de setembro. O trabalho mobiliza agentes da Secretaria Municipal de Saúde e tem o objetivo de verificar todas as denúncias envolvendo a instituição.
De acordo com a prefeitura, o Hospital das Clínicas é particular e tem credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde desde 1977. Atualmente, o local presta serviços complementares em Cirurgias Geral e Obstétrica. A unidade recebe verba do SUS através da prefeitura, mas os serviços pagos com o dinheiro público são supervisionados por um médico do Serviço de Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde.
Cremerj abre processo para apurar irregularidades
Um processo administrativo foi aberto pelo Conselho Regional de Medicina (Cremerj) contra a direção e o corpo médico do Hospital das Clínicas de Belford Roxo. O Cremerj pretende apurar supostas irregularidades cometidas na maternidade e na casa de saúde. O hospital já havia sido interditado em 2004 pela Vigilância Sanitária, mas foi reaberto em 2007, depois que o proprietário realizou reformas no imóvel.
A equipe do conselho pediu que a direção da clínica apresente prontuários e documentos, que serão submetidos a uma análise. A Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP) abriu um inquérito. Denúncias apontam que o falso médico vinha atuando como ginecologista e obstetra no hospital.
Em caso de comprovação das irregularidades, o corpo médico pode ser advertido ou até mesmo sofrer cassação do registro profissional. Pelo menos dez pessoas já prestaram depoimento e acusaram de negligência os supostos falsos médicos do Hospital de Clínicas de Belford Roxo. De acordo com a polícia, um estudante foi preso no local e indiciado por homicídio doloso.
Outra denúncia vem sendo investigada. De acordo com a polícia Flávio Campos Ferreira, irmão e sócio de Deodalto José Ferreira, dono do hospital, vinha realizando cirurgias de laqueadura em troca de votos - Flávio é candidato a deputado estadual pelo Partido da República (PR). O Tribunal Regional Eleitoral enviou nota nesta quinta-feira afirmando que a candidatura do político havia sido impugnada, em decorrência da investigação do Ministério Público, mas após liminar ele continua concorrendo nestas eleições.
Flávio Campos Ferreira se defendeu das acusações afirmando nunca ter oferecido laqueadura ou mesmo qualquer outra cirurgia em troca de votos.
No Brasil, a saúde pública é tratada com descaso, negligência e impostos altos em remédios e tudo o que faz bem à saúde. Médicos e agentes da saúde são poucos e mal pagos; As pessoas sofrem e morrem em filas, corredores de ambulatórios e postos de saúde; As perícias são demoradas e burocracia exagerada; Há falta de leitos, UTI, equipamentos, tecnologia, hospitais e postos de saúde apropriados para a demanda; A impunidade da corrupção desvia recursos e incentiva as fraudes.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário