sábado, 17 de novembro de 2012

ENGANO FATAL

zero hora 17 de novembro de 2012 | N° 17256


Polícia investiga morte de idoso em hospital


A polícia de Osório investiga a morte do agricultor José Antônio da Silva, 91 anos. Internado no Hospital São Vicente de Paulo por complicações respiratórias, o morador de Maquiné teria recebido alimento na veia, no lugar de soro, na quarta-feira.

Segundo o delegado João Henrique Gomes de Almeida, em depoimento, a técnica em enfermagem Isabel Borges Bressane admitiu a responsabilidade pelo fato.

– Ela admitiu ter trocado a sonda – afirmou Almeida.

Na certidão de óbito do idoso, a causa da morte constou como “parada cardiorrespiratória, hemorragia digestiva”. O prazo inicial para a investigação é de 30 dias, mas ele pode ser ampliado.

Serão ouvidos pela polícia os familiares da vítima e outros profissionais envolvidos com o caso. O delegado revela, ainda, que a polícia pediu autorização para exumar o corpo, sepultado ontem à tarde, em Maquiné.

Diretor do Hospital São Vicente de Paulo, Francisco Luis Moro admitiu a falha do hospital e determinou a abertura de processo administrativo para identificar os responsáveis.

Conforme o diretor, a técnica trabalhava no hospital há cerca de seis meses e havia sido liberada do serviço no dia do ocorrido, “por não ter condições emocionais de trabalhar”. Na sexta-feira, ela não foi trabalhar.

Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul atribui o erro a um conjunto de situações que devem ser combatidas, como a falta de qualidade do ensino de enfermagem, a excessiva carga horária e os baixos salários.

Há pouco mais de um mês, fato semelhante ocorreu no Rio de Janeiro, levando à morte uma mulher de 88 anos. Uma técnica de enfermagem de um hospital fluminense teria colocado sopa na veia da paciente, em vez de soro.

LARA ELY


Os efeitos no corpo humano
Diretor técnico de Hemodinâmica do Instituto de Cardiologia, Rogério Sarmento Leite explica o que pode ter acontecido:
- Deve ter entrado comida por onde deveria entrar sangue ou soro. As veias levam e trazem sangue e servem como porta de entrada para o soro, para administrar medicação.
- Se por alguma razão é colocado alimento na veia, haverá problema, pois ele deveria entrar na sonda que vai para o estômago.
- Essa substância geralmente é uma espécie de sopa feita de alimentos ricos em lipídios filtrados e triturados.
- Se de forma equivocada o alimento vai parar a veia, causa embolia pulmonar, hipoxemia (baixa quantidade de oxigênio no sangue) e falência do coração. Em um pequeno volume, o problema é menor. Em grande,a consequência pode ser fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário