sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SEM CLÍNICO-GERAL, POSTOS FECHAM NAS FÉRIAS



ZERO HORA 25 de janeiro de 2013 | N° 17323

SAÚDE. DOIS POSTOS FICAM SEM CLÍNICO-GERAL NAS FÉRIAS

Secretaria Municipal de Saúde garante que pacientes serão remanejados, não comprometendo os atendimentos



O técnico em eletrônica e mecânica José Roberto Pedroso, morador do bairro São José, terá de andar mais de nove quilômetros para consultar um clínico-geral. O médico que atende no posto a três quadras de sua casa está em férias, e o morador teve seu atendimento transferido para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Olaria.

A notícia pegou Pedroso de surpresa, mas o que o deixou mais atemorizado foi saber que não haveria substituto. A unidade segue aberta, recebendo consultas com pediatras e ginecologistas. Já os atendimentos com clínico-geral estão sendo feitos em outras UBS do município.

– Este posto sempre foi prejudicado nesse sentido. Tem posto no meu bairro, quero ser atendido aqui. Meus pais têm mais de 70 anos e precisam de medicamentos. Se precisarem de receita, quem vai dar? – questiona.

O caso se repete na unidade Nova Niterói, onde o clínico-geral também está em férias. A Secretaria Municipal de Saúde informa que não faltam vagas na rede. A justificativa é de que a medida de remanejar as consultas para outros postos foi tomada após ter sido verificada a diminuição no número de agendamentos neste período. O município tem, em média, 1,4 mil consultas realizadas por dia nas UBS durante o verão.

Segundo a secretaria, com o sistema de teleagendamento implantado há menos de um ano, é possível mapear os horários de atendimento disponíveis na rede. Assim, preferem transferir os pacientes para outra unidade a contratar novos médicos em caráter emergencial.

Canoas tem 26 unidades, sendo 14 no modelo de Estratégia de Saúde da Família – no qual os profissionais atendem diversas especialidades –, 12 com clínicos, ginecologistas, pediatras e dentistas. No total, há 70 médicos de carreira. Porém, a secretaria afirma que outros profissionais cooperativados cumprem jornadas adequadas à demanda da cidade.


TELEAGENDAMENTO

- Desde março de 2012, Canoas adota o sistema de marcação de consultas por telefone. Ele é a porta de entrada na rede do Sistema Único de Saúde (SUS)

- O morador pode marcar uma consulta com um médico de três especialidades – clínico-geral, ginecologista e pediatra – além de dentista, por meio de ligação telefônica gratuita para 0800-6470-156

- As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, de qualquer aparelho telefônico. É preciso informar os dados do Cartão Canoas Saúde

- Uma mensagem de texto para um celular informado pelo paciente é enviada, na véspera, reforçando data, horário e local do atendimento

- A partir da consulta, o médico encaminhará o paciente, se necessário, para exames ou para um especialista em outra área

- Em caso de urgência, procurar uma Unidade de Pronto Atendimento ou um dos três hospitais da cidade

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