sábado, 9 de junho de 2012

O CIDADÃO DESRESPEITADO

EDITORIAL ZERO HORA 09/06/2012



Até se compreende o ponto facultativo no dia de Corpus Christi, que é um feriado religioso e faz parte do calendário oficial de vários municípios brasileiros. Mas estender a folga para a sexta-feira, como fizeram ontem órgãos públicos de todas as instâncias da federação, é um abuso inaceitável. E esse abuso atinge as raias do desrespeito ao cidadão quando abrange a área da saúde, como ocorreu ontem com os postos de saúde do município de Porto Alegre, que sequer tiveram o cuidado de comunicar o fechamento para doentes com consulta agendada. É afrontosa também a explicação da Secretaria Municipal da Saúde, de que o decreto do feriadão saiu apenas na quarta-feira e talvez não tenha havido tempo hábil para comunicar a todos os pacientes com consulta marcada.

Por conta desse descaso, doentes esbarraram em portas fechadas na manhã de ontem, sem ter a quem recorrer. Um exemplo desse desamparo foi a sexagenária Neli Barros, que viajou 250 quilômetros entre Capão do Leão e a Capital, para desabar de dor na frente do Centro de Saúde IAPI, até ser recolhida novamente pela ambulância que a transportou. Sequer a prefeitura de sua cidade, responsável pelo transporte, foi avisada sobre o fechamento do posto. Pior ainda é a tentativa de fuga da responsabilidade, sob a desculpa de que a informação sobre o fechamento do posto estava no site da prefeitura e nas redes sociais. As autoridades que se escondem sob esse pretexto fingem ignorar que parcela expressiva da população brasileira sequer tem acesso a telefone, quanto mais à internet e às redes sociais.

Tudo é absurdo neste episódio. Em primeiro lugar, qual a justificativa para se estender o feriado pela sexta-feira? Não há, a não ser que se aceite preguiça, leniência de autoridades e certeza de impunidade como desculpas. Aliás, é o mínimo que se espera da prefeitura em relação ao episódio dos postos de saúde: um pedido de desculpas à população e o reconhecimento de que faltou comunicação, responsabilidade e respeito para com os cidadãos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário