sábado, 11 de agosto de 2012

MULHER MORRE A ESPERA DE LEITO

ZERO HORA 11 de agosto de 2012 | N° 17158

CRISE NA SAÚDE. Mulher morre à espera de leito em São Leopoldo. Depois de cirurgia, paciente teve de aguardar por vaga de UTI no Centenário

ÁLISSON COELHO 

A espera por um leito de UTI no Hospital Centenário foi longa demais para Eloísa Batista Bueno, 58 anos. Ela morreu por volta das 10h de ontem em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Segundo a família, foram três dias na sala de observação do bloco cirúrgico à espera de uma vaga que poderia ter salvo a vida da paciente.

Ohospital contesta e diz que foram menos de 48 horas. Técnica em enfermagem, Eloísa morreu no hospital onde trabalhou por 30 anos. No domingo, ela procurou o local com dores. Segundo a família, exames apontaram uma obstrução no intestino e a necessidade de uma cirurgia. O procedimento ocorreu no dia seguinte e, em seguida, ela iniciou o processo de recuperação no quarto. Na terça-feira, a situação se agravou – uma nova cirurgia teria de ser feita.

– Disseram que o caso era muito grave e que ela teria que ser internada na UTI – afirma o único filho, Juliano Batista Bueno, 30 anos.

Nos dias que se seguiram, a família questionou os médicos sobre a transferência. A resposta era de que não havia leitos no Centenário, e Eloísa havia sido colocada na lista da Central de Leitos do Estado. Enquanto esperava, o quadro se agravava.

– Depois que ela morreu, disseram que haviam conseguido dois leitos em Porto Alegre e outro no Centenário – lamenta Bueno.

Contraponto. O que diz a direção do Hospital Centenário -  A administração do Hospital Centenário afirma que a paciente Eloísa Batista Bueno deu entrada em 6 de agosto com infecção. Com quadro de múltiplas cirurgias abdominais prévias, ela foi submetida a um procedimento cirúrgico chamado laparotomia no mesmo dia. No dia 8, a paciente passou por outro procedimento cirúrgico, sem apresentar melhora no quadro clínico. Por volta das 15h do mesmo dia, a equipe médica solicitou internação em leito de UTI e cadastrou a paciente na Central de Leitos. No dia 10, às 10h50min, ela morreu, vítima de uma infecção generalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário