domingo, 2 de janeiro de 2011

PROMESSA PRESIDENCIAL - CONSOLIDAR SUS



Dilma promete ampliar Prouni e 'consolidar' SUS - DE BRASÍLIA - FOLHA ONLINE, 01/01/2011 - 15h40

A presidente Dilma Rousseff, 63, prometeu, em seu discurso de posse, estender o Prouni para o ensino médio e tornar o SUS (Sistema Único de Saúde) "um dos maiores e melhores sistemas de saúde pública do mundo".

O Prouni é um programa criado pelo governo Lula que oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes de baixa renda. Dilma afirmou que pretende fazer o mesmo para que adolescentes possam estudar em escolas particulares de ensino médio.

"Além do aumento do investimento publico vamos estender a vitoriosa experiência do Prouni para o ensino médio profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade", disse.

Ela afirmou, no entanto, que o ensino de qualidade só existirá no Brasil quando "o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens".

Sobre o SUS, ela disse que quer consolidá-lo.

"Quero ser a presidenta que consolidou o SUS, tornando-o um dos maiores e melhores sistemas de saúde pública do mundo", disse. "O SUS deve ter como meta a solução real do problema que atinge a pessoa que o procura, com uso de todos os instrumentos de diagnóstico e tratamento disponíveis, tornando os medicamentos acessíveis a todos, além de fortalecer as políticas de prevenção e promoção da saúde".

Durante o discurso, a palavra mulher foi citada 12 vezes por Dilma, enquanto ela falou miséria seis vezes. Já Lula foi lembrado cinco vezes durante o discurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário