terça-feira, 30 de julho de 2013

UTI PEDIÁTRICA FECHADA

ZERO HORA 26 de julho de 2013 | N° 17503


CRISE AMPLIADA. UTI será fechada em Novo Hamburgo


Enquanto pipocam casos de falta de leitos para crianças, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, a única UTI pediátrica da região fechará as portas em agosto. A falta de médicos pediatras intensivistas é o motivo alegado pela direção do Hospital Regina para encerrar o atendimento na unidade.

Atualmente, somente quatro médicos são responsáveis por atender os seis leitos da UTI. Desde o início do ano, foram 117 internações. O número ideal de pediatras intensivistas, conforme a direção do hospital, seria o dobro: oito. A justificativa de falta de profissionais foi rebatida pelo presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Paulo de Argollo Mendes.

– A maioria dos hospitais quer remunerar o profissional especialista como um recém-formado. O pediatra intensivista estudou pelo menos 11 anos para se formar nessa área. Deveria ganhar pelo tempo de estudo e pela sua especialização – diz Mendes, comparando o fato de o piso da categoria para 20 horas ser de R$ 10 mil.

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul também discorda do motivo alegado pelo hospital.

– Todas as vagas oferecidas para a residência em pediatria são preenchidas. O principal problema é o salário oferecido. Quem sofre é a população, que vai ter que se deslocar até Porto Alegre para receber um tratamento adequado – comenta Patrícia Miranda do Lago, presidente da entidade.

O Hospital Regina, mantido pela Associação Congregação de Santa Catarina, não quis revelar os valores pagos aos atuais pediatras intensivistas nem o ofertado no mercado. A UTI pediátrica da instituição é exclusiva para convênios e particulares.

JOÃO VITOR NOVOA

NÚMEROS

As UTIs pediátricas no RS
- O Estado tem 234 médicos especialistas.
- São 33 UTIs pediátricas.
- Os médicos demoram, no mínimo, 11 anos para adquirirem a especialização nessa área
- Hospital Regina, em Novo Hamburgo, é o único no Vale do Sinos com o serviço
- Na UTI pediátrica do Regina houve 117 internações desde janeiro deste ano
Fonte: Fonte: Sociedade de Pediatria do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário