quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EMERGÊNCIAS - PORTO ALEGRE TEM TRÊS SUPERLOTADAS E UMA COM ATENDIMENTO RESTRITO

Capital tem três emergências com o triplo da capacidade e uma com atendimento restrito. Administração do Clínicas emitiu comunicado pedindo para que a população evite se dirigir à instituição em casos de menor gravidade - ZERO HORA ONLINE 22/09/2011

Três emergências adultas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital estão operando com aproximadamente o triplo da capacidade nesta quinta-feira. Além disso, em outra emergência o atendimento é restrito a casos mais graves.

A superlotação no Hospital de Clínicas, por exemplo, levou a direção a emitir alerta. São 49 vagas e mais de 140 pacientes em atendimento. A unidade segue aberta, mas a administração "solicita a colaboração da população de Porto Alegre e da Região Metropolitana, para que, em casos mais simples, evite dirigir-se à instituição, procurando os pronto-atendimentos ou postos de saúde de suas cidades", conforme a nota divulgada.

Já no Hospital Conceição, são 50 leitos. Na manhã desta quinta-feira, no entanto, eram mais de 130 pessoas em atendimento no local. Enquanto isso, o Hospital São Lucas da PUCRS, que tem 12 vagas, está atendendo 50 pacientes. Apesar da superlotação, as duas unidades ainda recebem pacientes.

Também está lotada a emergência do Hospital Moinhos de Vento (convênios), mas o funcionamento é normal. Já nos hospitais Mãe de Deus e Ernerto Dornelles, há vagas.

Atendimento restrito:

A situação do Hospital Santa Clara, que atende pelo SUS no complexo da Santa Casa, melhorou um pouco na comparação com dias anteriores. No entanto, segue com atendimento restrito aos casos de maior gravidade. Nesta manhã, a unidade — que possui 12 leitos — estava atendendo 16 pacientes.

Nos demais hospitais da Santa Casa o atendimento é normal. Na emergência do Dom Vicente Scherer (convênios) são 14 pacientes para 10 vagas. Já nas unidades pediátricas do Hospital Santo Antônio, são oito pacientes para 13 vagas no atendimento pelo SUS; e quatro pacientes para oito leitos no atendimento por convênios.

Idoso morre na porta de ambulatório em Porto Alegre. Causas da morte ainda não foram esclarecidas - 15/08/2011


Um homem morreu na porta do ambulatório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na manhã desta segunda-feira. Ivari Machado Vargas, 63 anos, chegou ao hospital por volta das 6h e se sentou num banco de madeira, no acesso ao ambulatório onde são atendidos pacientes com hora agendada. O idoso carregava sacolas plásticas e comentou com pessoas que aguardavam a abertura do setor que estava cansado.

Um guarda chamou a Brigada Militar, que confirmou o óbito. O local foi isolado e o corpo coberto com um lençol branco até a chegada dos peritos, quase três horas depois da confirmação da morte.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital de Clínicas, o idoso não aguardava atendimento e não tinha nem prontuário.

O corpo de Ivari está no Departamento Médico Legal para necropsia que apontará a causa da morte. Nenhum amigo ou familiar procurou o DML até o momento.
RÁDIO GAÚCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário