terça-feira, 18 de outubro de 2011

HOJE É DIA DO MÉDICO

MÁRCIA REGINA GHELLAR, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE MEDICINA (ACM )- DIÁRIO CATARINENSE, 18/10/2011


O Brasil comemora hoje o Dia do Médico, profissional que enfrenta um cenário de desafios sem precedentes, seja na assistência prestada na rede pública (Sistema Único de Saúde SUS), seja no atendimento da rede complementar (operadoras de planos). A data é, por essa razão, motivo de reflexão para os mais de 13 mil médicos em atividade em Santa Catarina (347 mil no país), para a sociedade e governantes que têm o poder de decidir os destinos da saúde. Na linha de frente da assistência prestada à população, os médicos são os maiores aliados da comunidade na preservação da vida, direito maior no exercício da cidadania plena.

A Associação Catarinense de Medicina, a mais antiga entidade médica do Estado, é hoje a porta-voz das lutas que envolvem a categoria. Essa responsabilidade inclui a defesa de condições adequadas de trabalho, uma assistência de qualidade aos pacientes, política de saúde digna, remuneração justa aos profissionais e financiamento da rede condizente com a necessidade das comunidades. Ainda é meta da ACM a busca do constante aprimoramento dos médicos, em conjunto com as sociedades de especialidades, para acompanhar a veloz transformação da medicina, no diagnóstico e tratamento das doenças. Melhorias nas escolas médicas, defesa da regulamentação da profissão e de contratos de trabalho que respeitem a ética médica também fazem parte do rol de batalhas a serem vencidas.

Diante de tantos desafios enfrentados diariamente nos diversos hospitais, postos de saúde, consultórios e bancos escolares das faculdades de Medicina, a ACM presta hoje uma homenagem especial a todos que aceitaram o desafio de ser instrumento de saúde e de qualidade de vida. Num gesto de reconhecimento e agradecimento, a entidade associativa da classe parabeniza e agradece aos médicos de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário