PESQUISA DA OMS. 56% dos gastos em saúde são pagos pelos cidadãos - ZERO HORA 15/05/2011
O governo brasileiro destina uma das menores proporções de seu orçamento à saúde. Além disso, o setor no país ainda é pago em grande parte pelo cidadão.
Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apresentou um dianóstico completo do financiamento da saúde e mostrou que o custo médio da saúde ao bolso de um brasileiro é superior à média mundial.
Segundo os dados, famílias brasileiras ainda destinam mais recursos à saúde do que o governo que, em termos absolutos, destina a cada cidadão um décimo do que os europeus destinam.
Dados da OMS apontam que 56% dos gastos com a saúde no Brasil vem de poupanças e de renda das pessoas. O número representa uma queda em relação a 2000, quando 59% dos gastos com saúde eram bancados pelas famílias de pacientes e planos de saúde.
Mesmo assim, a taxa é considerada uma das mais altas. Dos 192 países avaliados pela OMS, apenas 41 têm índices mais preocupantes do que o do Brasil. A proporção de gastos privados no Brasil é, em média, superior à de africanos, asiáticos e latino-americanos.
Outros números
- Um brasileiro gasta quase duas vezes o que um europeu usa de seu próprio salário para saúde;
- No Japão, 82% de todos os gastos são cobertos pelo governo;
- Em países onde o sistema de saúde é quase inexistente, o cenário é diferente: no Afeganistão, 78% dos gastos com a saúde dependem dos cidadãos. No Laos, a taxa é 82%.
No Brasil, a saúde pública é tratada com descaso, negligência e impostos altos em remédios e tudo o que faz bem à saúde. Médicos e agentes da saúde são poucos e mal pagos; As pessoas sofrem e morrem em filas, corredores de ambulatórios e postos de saúde; As perícias são demoradas e burocracia exagerada; Há falta de leitos, UTI, equipamentos, tecnologia, hospitais e postos de saúde apropriados para a demanda; A impunidade da corrupção desvia recursos e incentiva as fraudes.
domingo, 15 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário