domingo, 22 de maio de 2011

SUS E PLANOS DE SAÚDE FECHAM AS PORTAS. CULPA DE QUEM?

Leitora comenta situação do sistema de saúde. A leitora Elisa Aurélio foi escolhida como a Opinião Pública da semana. A leitora Elisa Aurélio comentou a matéria Jovens médicos aposentam o pager e desligam o celular. OPINIÃO E NOTÍCIA, 21/05/2011

É triste ler tantos comentários provenientes de brasileiros que nada sabem da realidade da saúde no Brasil. A campanha governamental contra o médico, a quem a política insana do governo atribui a responsabilidade pelas mazelas na área de saúde, levianamente, ganhou corpo graças à ignorância (desconhecimento) do povo. O incentivo ao trabalho, as condições de atendimento, principalmente nas cidades do interior e nas instalações públicas em geral, leva o profissional da medicina a proteger-se contra tão abusivas agressões. Poucos sabem, nem querem saber, das reais condições do trabalho do médico. No Brasil investe-se mais em propaganda política (publicidade) do que na área de saúde, com pouca ou nenhuma seriedade. O médico que se importar com o melhor atendimento corre o risco de estressar-se, de brigar com o poder político para nada conseguir. A profissão exige atualização constante e estudo permanente, e as cidades do interior, dos rincões longínquos, nada oferecem a quaisquer profissionais.

Cada leitor que se manifesta vai na corrente da propaganda governamental. Toda a estrutura da assistência à saúde está fragmentada ou semi destruída, e querem o médico como bode espiatório, como se fosse possível esse profissional, sozinho, mudar a realidade da saúde no País. Lamentavelmente, o médico que não se cuidar nesse contexto está fadado a arruinar-se, porque inexiste forma melhor de prestação de serviços médicos que não seja através de melhor política governamental e do reconhecimento. E os comentários em geral só demonstra que cada um só desconhece a realidade, não quer conhecer e tem raiva de quem conhece! Muito triste, é verdade.

Enquanto isso os hospitais que atendem ao SUS e a Planos de Saúde estão fechando as portas ou limitando seus atendimentos. Pior para nós, pior para todos os brasileiros, se não soubermos identificar as verdadeiras causas das mazelas. Não adianta jogar pedras nos médicos e esquecermos dos verdadeiros responsáveis. Quem não souber quem são esses verdadeiros responsáveis deve procurar saber!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário