sábado, 18 de maio de 2013

OS MÉDICOS CUBANOS

ZERO HORA 18 de maio de 2013 | N° 17436

PAULO SANT’ANA


Caí no centro do furacão da polêmica sobre a importação de 6 mil médicos cubanos, ibero-americanos e espanhóis para o Brasil.

Atingiu-me a polêmica é uma força de expressão. Na verdade, eu incentivei muito esta polêmica quando declarei solenemente nesta coluna: “Entonces, que vengan los cubanos”.

Tanto que fui anteontem até a sede do Cremers e me reuni lá com a diretoria do órgão, os médicos Rogério Aguiar, Levy, Franzen, Matos e Xavier.

Foram três horas de reunião estafante e agradável. Os cinco médicos tentando me convencer de que é um erro monumental importar os médicos cubanos, eu por minha parte tentando convencê-los de que é um acerto trazer os cubanos para ajudar a Saúde brasileira.

-

Eles não me convenceram. Nem eu os convenci. Quando a gente vai a uma reunião para tentar mudar a opinião dos que pensam contrariamente a nós, acontece o que aconteceu: saímos do encontro inamovíveis, exatamente como nele entramos.

No entanto, foi muito proveitosa a reunião: porque eles me forneceram dados que me balançaram. Talvez eu os tenha balançado também em suas convicções.

O fato é que nos debruçamos demoradamente sobre a questão e com isso ficamos meio que senhores da situação em matéria de conhecimento da problemática.

-

Há um dado que enfraquece muito a posição dos que não querem por nada deste mundo que os cubanos venham: mais de 4 mil prefeitos de todos os Estados brasileiros se reuniram e pediram ao governo federal que trouxesse os médicos estrangeiros. Os prefeitos sofrem na carne a falta de médicos em seus municípios e foram pedir socorro ao governo. E o impressionante é que, além dessa maciça adesão dos prefeitos em geral à tese de que a vinda dos estrangeiros solucionaria grande parte dos problemas de saúde pública no Brasil, o governo, desde os ministros até todos os canais inferiores, aderiram também a essa posição.

E o único dado que enfraqueceu meu argumento foi o trazido pelo Dr. Matos, que esteve na Venezuela de Chávez, que importou 3 mil médicos cubanos e, poucos anos depois, 2 mil deles tinham ido embora e os mil restantes deixaram as localidades distantes onde eram necessários e estavam clinicando e operando em Caracas, onde não faltam médicos.

-

Mas contou-me a Rosane de Oliveira que em sua cidade natal, Campos Borges, não havia médico e a prefeitura contratou uma médica, que um mês depois de trabalhar lá abandonou a cidade por um singelo motivo: não havia por lá pet shop para cuidar de sua cadelinha poodle.

Vejam só: cidade que não tem quem cuide de cães fica também privada de quem cuide da saúde das pessoas...

-

Conversávamos ontem na Redação, eu e o Tulio Milman, quando eu disse a ele que a grande questão é que os médicos brasileiros não queriam trabalhar no Tocantins.

E o Tulio me perguntou: “Tu irias para o Tocantins, Sant’Ana?”.

E eu respondi: “Se fosse cubano, eu iria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário